terça-feira, 27 de novembro de 2007

Reflexão

Estas três doenças crónicas, por mim pesquisadas, permitiram-me concluir algumas ideias. A primeira de todas relaciona-se com o facto de estas estarem associadas às doenças cardiovasculares, que são uma das principais causas de morte (duas mortes por minuto) sendo que, num futuro próximo, é de esperar que metade da população mundial morra desta doença. As principais causas vão desde os hábitos alimentares, os estilos de vida (sedentarismo), aos hábitos sociais (tabaco), como é possível verificar na pesquisa destas três doenças.
Outro ponto importante é o facto desta doença aumentar ainda a probabilidade de redução do fluxo sanguíneo que chega ao coração (cardiopatia esquémica). Este risco é aumentado 2% se houver um aumento, na casa do 1%, do nível de colesterol, nos pacientes hipertensos a ameaça é multiplicada por 2,5. Os diabéticos têm seis vezes mais probabilidade de desenvolver problemas cardiovasculares.
É de realçar ainda que a acumulação ab dominal a juntar com um aumento dos níveis de colesterol e triglicéridos podem conduzir a um enfarte do miocárdio.
Assim sendo, e após esta pesquisa, resta-me dizer, com um tom alarmante, que o mais provável é virmos a sofrer estas doenças tão comuns na nossa sociedade. Para evitar tal acontecimento, resta-nos força de vontade e, também, alguma inteligência para que possamos “fugir” um pouco a esta doença, de uma forma não muito drástica, que cada vez mais parece fazer pare do nosso horizonte…

Sem comentários: