terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

Santa Casa da Misericordia de Fafe!

Durante a visita realizada a esta instituição aprendemos e adquirimos diversos conceitos e diversas experiências de vida.
Fomos recebidos com grande simpatia e colaboração por parte de todos; desde o provedor desta casa até a psicóloga, incluindo os idosos que lá se encontram, passando também por funcionários e irmãs da santa casa. Todos nos ajudaram o quanto podiam, deste modo estamos bastante gratos por tudo aquilo que nos foi cedido.
Depois de termos uma pequena reunião com o provedor e a psicóloga desta instituição e desta forma lhe termos divulgado o nosso projecto e de eles, por sua vez, terem acedido de imediato e com grande disponibilidade, realizamos então a visita que por muito esperávamos no passado dia 24 de Janeiro do presente mês.
No decorrer desta visita dialogamos com idosos de variadas idades e com diversas razões que os levaram ate aquela casa social; É obvio que no meio de tantos utentes cada um tinha a sua história, cada um de uma forma ou outra davam a entender que se encontravam lá porque de um certo modo não lhes restava mais nenhuma hipótese, contudo a opinião era unânime, todos diriam que se sentiam bem, alguns chegavam mesmo a dizer que por vezes sentiam que aquela era a sua verdadeira família.
As condições pareceram-nos óptimas tanto físicas como psicológicas por parte dos que tratam deles, e o bem-estar e simpatia são notórios; podemos também realçar que em nada se parece com um hospital pois muitas pessoas teram essa ideia mas não, de facto são muito familiares.
Depois deste convívio com os idosos acabamos por passar pelo gabinete da psicóloga (Dr.ª Isabel); aqui tomamos conhecimento de como tudo começou, como há mais de um século foi formada a Santa Casa de Misericórdia de Fafe, falamos de um centenário, contudo quando nos referimos a este edifício que hoje conhecemos da Santa Casas de Misericórdia de Fafe, só podemos falar de 20 e poucos anos; pois tudo começou no conhecido Hospital de Fafe que foi fundado por gente brasileira em 1882.

Sem comentários: