terça-feira, 15 de abril de 2008

Estudo analisa consequências da restrição de insulina em diabéticas tipo 1

Usar menos insulina do que o necessário para o controlo da Diabetes tipo 1 pode reduzir o tempo de vida de uma mulher em mais de uma década.O receio de hipoglicemia (baixo nível de glicose no sangue) e a preocupação com o ganho de peso podem induzir pacientes com Diabetes tipo 1 a restringir as doses de insulina indispensáveis.
O estudo acompanhou 234 mulheres diabéticas tipo 1 durante 11 anos. As que restringiram o uso de insulina tiveram um maior risco de morte e maiores índices de problemas renais e nos pés, comparativamente às mulheres que não restringiram a dose de insulina.
Além disso, a idade média de morte das que restringiram a insulina foi menor: 45 anos contra 58 anos entre as que não restringiram.
No início do estudo, 71 mulheres (30% do total) foram classificadas como as que restringiam insulina, com base na resposta positiva ao item da triagem.
Vinte e seis mulheres morreram durante o acompanhamento, inclusive dez que limitaram o uso de insulina. A restrição de insulina aumentou o risco relativo de morte mais do que três vezes após o ajuste a outros factores.

Fonte:http://www.mni.pt/destaques/cod=10442&cor=azul&MNI=8bee24302ba629204bd186692b7dcf62

Reflexão:
Importante descoberta…esta vem por em causa que nem sempre “cortar” nos medicamentos tem benesses. Este estudo é viável atendendo quer ao número da “amostra” quer ao número de anos em que o estudo decorreu. Esta descoberta, entendemos nós, tem por objectivo alertar toda a população, principalmente a afectada por esta doença, que os tratamentos devem ser seguidos à risca, com o maior cumprimento possível quer dos horários quer das dosagens…

Sem comentários: