terça-feira, 15 de abril de 2008

Noites ‘passadas em branco’ aumentam o risco de diabetes

Três noites consecutivas de insónias bastam para que o corpo reduza drasticamente a capacidade de produção de glicose e aumente consideravelmente o risco de diabetes.De acordo com os investigadores a diminuição da tolerância à glicose, resultante de três noites mal dormidas, equivale a ganhar entre 8 e 13 quilos de peso.
Os investigadores referem que os estudos demonstraram as conexões existentes entre os problemas do sono e as mudanças de apetite, as alterações metabólicas, a obesidade e o risco de diabetes.
No estudo, nove pessoas saudáveis e magras, com idades entre 20 e 31 anos, que passaram cinco noites num laboratório que estuda o sono, onde dormiram das 23 às 7h30. Durante as duas primeiras noites os pacientes não foram incomodados, mas a partir da terceira eram emitidos sons de baixa intensidade cada vez que o cérebro dava mostras de entrar em sono profundo. Embora os sons não fossem suficientemente fortes para despertar os pacientes rompiam 90 por cento dos episódios de sono profundo dos voluntários.
Este teste simulou o padrão do sono habitual nas pessoas com mais de 60 anos, que, no geral, dormem profundamente 20 minutos por noite, enquanto que um jovem alcança entre 80 e 100 minutos. Segundo os cientistas, depois de noites com perturbação do sono, a sensibilidade à insulina dos voluntários diminuía 25 por cento, o que significa que necessitavam de mais insulina para dispor da mesma quantidade de glicose.
Sendo que com o envelhecimento se reduzem os episódios de sono profundo, apresentando também os obesos transtornos do sono, os resultados deste estudo sugerem que as estratégias para melhorar a qualidade e quantidade do sono podem ajudar a prevenir ou atrasar o aparecimento de diabetes do tipo 2 em populações de risco.

Fonte:http://www.cienciapt.info/pt/index.php?option=com_content&task=view&id=39035&Itemid=1

Reflexão:
Após tudo isto chegamos a uma conclusão válida: quanto maior a idade, menor é o período de sono profundo, logo maior é a probabilidade de sofrer de diabetes de tipo 2. Ora, isto está em tudo relacionado com os nossos conhecimentos, pois este tipo de diabetes está associado, sobretudo, ao aumento da idade. Agora percebemos em que ponto a idade está relacionado com o aparecimento deste tipo de diabetes.
Por fim, e atendendo a este estudo, resta-nos alertar as populações da importância do sono, principalmente agora que cada vez mais se fazem as chamadas noitadas, especialmente nas classes mais jovens, o que poderá ter implicações sérias num futuro próximo…

Sem comentários: